Lugar reservado aos meus pensamentos, histórias, homenagens, artesanatos, coisas úteis ou não, e minhas bobagens!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Livros na estante

Passeando pelo face vi uma atualização da Luma, do blog Luz de Luma, yes party indicando a leitura do texto desse site: 
http://www.fbde.com.br/eweekDetalhe.asp?idConteudo=842&nome=A+ostenta%E7%E3o+da+apar%EAncia
O texto fala da ostentação da aparência.Muitas pessoas não leem livros, mas compram para "enfeitar" a estante e assim parecer mais culta. Leiam e reflitam. É bem interessante.

Depois fiquei pensando e acabei me lembrando das casas quando eu era criança. Toda casa tinha uma estante na sala cheia de livros de capa dura, que nem sei para que serviam!!! A minha era uma dessas!!! 

Tinha enciclopédias de diversos tipos e quando maior perguntei para minha mãe porque tinham comprado aquilo, ela me disse que era para quando eu e meus irmãos crescessemos. Porém nunca ninguém usou pois estavam muito desatualizados!!! As unicas obras aproveitadas foram uma coleção de livros infantis, que meus pais leram para a gente. 

O resto foi dinheiro jogado fora que só serviu para "enfeitar" a sala. Embora meus pais não fossem de ler livros, eles sempre nos incentivaram. Talvez os livros fossem uma tentativa de nos ensinar coisas que eles nunca tiveram oportunidade, e ou costume de fazer. Ou talvez fosse uma tentativa de mostrar uma família culta, mas que na realidade nunca foi..rsrs Ou ainda, aquela coisa de antigamente, meu vizinho comprou deve ser bom, também vou comprar, por mais que não vá usar... Vai saber o que se passava na cabeça dos meus pais naquela época! Alguns costumes vão ficando para trás. E ainda bem que as pessoas evoluem e descartam pensamentos e atitudes inúteis.

Hoje minha mãe lê livros, não muitos e não tão longos. Mas acredito para ela que esta chegando na “Melhor Idade” será de grande valor físico e mental. Meu pai só lê livros pequenos, de administração e na espera do aeroporto... Enquanto eu e minha irmã gostamos de ler, não somos ratas de bibliotecas, mas no mínimo 1 livro no mês é lido por cada uma.

Confesso que adoro entrar numa livraria e ficar folheando os livros. Adoro comprar também, apesar que estou mais controlada, porque senão fico desesperada com um monte de livros novos para ler...rsrsrs Ah!Meus livros ficam guardados em caixas plásticas com respiro.

Bjos

PS: Luma não consegui perder meu livro nos dias combinados, mas vou perder ele ainda esse mês, tá!

Imagem daqui

2 comentários:

Luma Rosa disse...

No passado, o conhecimento custava caro e as famílias, mesmo as que não tinham muito poder aquisitivo, tinham pelo menos uma enciclopédia e para adquiri-la, seu valor era dividido em parcelas e viajantes; vendedores de enciclopédias, perambulavam por todo país - Barsa, Delta-Larousse, Larousse Cultural, Mirador, Caldas Aulete, Encyclopaedia Britannica... As enciclopédias cumpriram a função do que hoje a internet faz. Quem não tinha uma enciclopédia em casa, tinha que frequentar bibliotecas para pesquisar. Atualmente tudo mudou e não há necessidade de ter tantos livros para pesquisa. Já os livros de literatura, chega a ser indecente guardá-los somente para nós - Esse artigo é tudo de bom!! :) Que bom que gostou! É das minhas! Mas sabe, não acho que ler um livro por mês seja pouco. A média nacional é de 4 livros por ano. Conheço pessoas que não leem nadica de nada, mesmo os livros técnicos necessários para trabalho. Dizem que só sentimos falta daquilo que provamos, pois então!! Beijus,

Mauro S disse...

Oi Karina, começando do fim para o começo, não gosto de "perder" livros, deixá-los por aí, sou contra, gosto de guardá-los e um dia,s e eu quiser, lê-los outra vez.
Antigamente nós tínhamos num armários duas enciclopédias, a Delta-Larousse e outra, e vez que outra eu pesquisava nelas, principalmente a Larousse, mas o tempo passou, surgiu a internet, e nada como ela para informar e atualizar a gente.
Gosto de livros, e recentemente, um mês ou pouco mais por aí, li dois numa semana, mas no resto do ano nada.
Acho que meus pais nunca tiveram o hábito de ler, jornais sim e sempre, e meu irmão que não lia nem gibis fez trabalho de conclusão de curso extamente sobre os gibis, foi muito gozado.
Eu sempre gostei de ler e escrever.
Escrevi bastante, como hobby, nunca publiquei nada, até que nos tempos de hoje com a maldita LER - lesão de esforço repetitivo, acho que me estourei, posso navegar, mas escrever como antes nem pensar.
E assim vou indo.
Estou pra ler Preces e Mentiras de Sherri Wood Wmmons, livro que vi num blog, mas ainda não comprei o mesmo.
É isto, minha amiga, beijos e abraços e bom final de semana.