Lugar reservado aos meus pensamentos, histórias, homenagens, artesanatos, coisas úteis ou não, e minhas bobagens!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Série: Desenhos antigos que eu gosto muito!

OS SMURFS

Os Smurfs fizeram muito sucesso no Brasil nos anos 80, quando a Rede Globo de televisão transmitia a série de desenhos animados produzida pela Hanna-BArbera Productions.

Para quem não sabe os Smurfs, foram publicados em Quadrinhos 1958, com o nome de Les Schtroumpfs por um ilustrador belga.

São pequenas criaturas azuis semelhantes a duendes, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta.
São governados pelo Papai Smurf, que se veste diferente dos demais smurfs, com barrete vermelho ao invés do popular barrete branco que os outros usam.

As únicas personagens femininas são a loira Smurfete e a menina Sassete, apesar disso no filme que será produzido pela Sony, aparecem várias smurfs do sexo feminino. Outros personagens marcantes são Gênio, o smurf dos óculos, um tipo irritante armado em sabe-tudo e o smurf Ranzinza, tão mal-humorado e pessimista que chega a ser tremendamente cómico, sempre repetindo "Eu odeio..." sobre qualquer assunto.

Vilão Gargamel: Nos arredores da aldeia dos smurfs, vive o feiticeiro e alquimista Gargamel e seu gato Cruel. O feiticeiro persegue os Smurfs. Inicialmente Gargamel queria apenas comer os Smurfs; mais tarde descobriu uma fórmula para obter ouro que precisava de Smurfs como ingrediente (no mínimo seis), mas depois de repetidas falhas, a simples possibilidade de vingança é motivação suficiente. Embora Gargamel já tenha capturado Smurfs entrando em sua casa e na floresta N vezes, ele jamais conseguiu matar nenhum. Ele também não conhece a localização da vila dos Smurfs, fato que constantemente o frustra (algumas vezes, conseguiu descobrir, mas esquecia o caminho).

Curiosidade:
O desenho chamou atenção de alguns comentaristas politicos nos anos 80. Segundo eles os Smurfs seriam uma referência ao Comunismo. A comunidade divide fraternamente tudo o que produz, não há classes sociais, vestem o mesmo tipo de roupa (calças e touca branca), exceto o seu líder. Ele veste as mesmas peças de vestuário, porém na cor vermelha. Em oposição aos Smurfs, levando em consideração a ideia de que realmente sejam comunistas, estão Gargamel e Cruel, o gato. A dupla inimiga representa o imperialismo, a vontade de dominar os "mais frágeis". O passatempo de Gargamel era capturar e cozinhar os Smurfs para transformá-los em ouro. [5]
A palavra "Smurf" seria na verdade uma sigla em inglês: S.M.U.R.F.= Socialist Men Under Red Father/ Homens Socialistas sob o comando do "Papai Vermelho". No caso, o Papai Smurf é quem manda na comunidade dos pequenos seres azuis.

Para recordar:





Em agosto estréia nos EUA (e provavelmente no Brasil) o filme em 3D. Vejam o Trailer.



Créditos: Informações tiradas daqui -> http://pt.wikipedia.org/wiki/Les_Schtroumpfs

Nenhum comentário: