Lugar reservado aos meus pensamentos, histórias, homenagens, artesanatos, coisas úteis ou não, e minhas bobagens!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Livros e Filmes: Coleção Harry Potter

Já assisti a todos os filmes lançados da Coleção Harry Potter. Agora estou lendo os livros.


Acabei de ler semana passada o primeiro livro da coleção: Harry Potter e a pedra filosofal.


O filme não traz tantos detalhes como no livro. Mas acho que tem coisas bem interessantes no livro que poderiam ter sido comentados no filme.
Embora a história seja infanto-juvenil, me encanta esse tipo de ficção. Me faz viajar na história.


Sinopse: http://www.livrosgratis.net/download/65/Harry-Potter-E-A-Pedra-Filosofal.html
“Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo.
No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo.
Harry Potter conduz a discussões metafísicas, aborda o eterno confronto entre o bem e o mal, evidencia algumas mazelas da sociedade, como o preconceito, a divisão de classes através do dinheiro e do berço, a inveja, o egoísmo, a competitividade exacerbada, a busca pelo ideal - a necessidade de aprender, nem que seja à força, que a vida é feita de derrotas e vitórias e que isso é importante para a formação básica de um adulto.”


Meu comentário: O livro é de leitura rápida e linguagem fácil, bem como os livros infanto-juvenil. Por traz da ficção ele traz muitas idéias e opiniões de como age a sociedade e as pessoas atrás do poder. Indico para crianças por ser uma história de ficção que encanta, já que todo mundo um dia teve o sonho de ter poderes. Indico para adultos, pois a mensagem de nunca desistir, das verdadeiras amizades (independente do poder aquisitivo), de como a sociedade trata as pessoas “diferentes” (que de diferentes não tem nada), etc.

Minha nota: Gostei (e muito apesar de eu ter visto o filme a uns anos atrás. Mas livro é sempre livro)



Imagem: Capa do Livro

Harry Potter e a Pedra Filosofal ( título em inglês: Harry Potter and the philosopher´s stone)
Autora: J. K. Rowling

PS: Obrigada Zê pelo empréstimo da coleção!!!

Nenhum comentário: